Ansiedade: Como curar?

Enviado em 17 d junho d 2010, sob Frases e Pensamentos, Sentido de vida

Pensamentos extraídos do livro “Ansiedade sob controle” – Dra. Lourdes Possatto

“Ansiedade significa não estar no aqui-e-agora!”

“Precisamos entender que tudo o que pensamos passa para o nosso corpo. Tudo o que você pensa e para o que dá importância passa para o seu corpo”

“Faça uma experiência… registre suas sensações. O que você sente? Como seu corpo reage? Dessa forma, você vai começar a perceber de que maneira seu corpo registra o que está presente em seus pensamentos. Esse é um exercício bastante sério e real. Apenas com essa percepção já teríamos condições de começar a controlar nossos processos de ansiedade”

“Uma dica interessante para controlar a ansiedade é perceber as cobranças absurdas que nos fazemos diariamente e às quais, é óbvio, não podemos atender”

“Aprender a controlar a ansiedade é aprender a controlar nossos pensamentos. E para isso, precisamos perceber como é que nos sentimos ao pensar determinadas coisas”

“Mal-estar, desconforto ou dor indicam que precisamos prestar atenção e ver o que está acontecendo, e a melhor forma de fazer isso é perceber o que estamos pensando, a que estamos dando importância, o que estamos trazendo para dentro de nós, via preocupações, cobranças ou críticas, enfim, precisamos perceber qual é a nossa postura mental”

“Importar é dar importância, é trazer para dentro algo lá de fora. O sintoma ou a doença estão relacionados com o corpo, da mesma forma que a insatisfação, a tristeza ou a angústia estão relacionados com as nossas emoções”

“Tenho recebido pessoas no consultório que passam por curas instantâneas quando tomam consciência do que estão fazendo consigo mesmas e das coisas que estão martelando em suas cabeças”

“O processo de autoconhecimento é superimportante para o controle da ansiedade. É preciso conhecer e entender a raiz da ansiedade dentro da nossa história de vida”

“Precisamos aprender a criar centralidade, a controlar nossos pensamentos, a refletir sobre nossas posturas viciadas, habituais e até certo ponto seguras, porém totalmente insatisfatórias”

“Como tudo que se pensa passa para o corpo, imagine a tensão e o mal-estar diante de pensamentos recheados de medos ou catástrofes?”

“O homem atual, para cuidar da sua sobrevivência acabou desenvolvendo uma ansiedade mais sofisticada. Hoje, não basta cuidar da sua sobrevivência: ele acha que tem de levar vantagem sobre o outro, ser esperto, usando sua inteligência e perspicácia não exatamente só para sobreviver, mas também para passar por cima do outro…”

“Parece que esses fatores que satisfazem mais ao ego do que à alma acabaram gerando uma ansiedade muito grande diante do medo de perder ou sentir-se inferiorizado. O homem acabou desenvolvendo táticas para defender mais o próprio ego do que a si mesmo”

“A reação alérgica do corpo é uma mensagem de que você não deve ingerir aquele alimento porque o seu organismo não aceita. Logo, no que se refere ao nosso sistema emocional, essa lei também é válida: o seu sistema imunológico o informará, via mal-estar, sufoco, insatisfação, tristeza ou qualquer outra sensação desagradável, quando um pensamento, atitude ou postura mental não são bons para você, está claro?”

Exemplo: Uma pessoa em um relacionamento complicado às vezes tem vontade de sair correndo e acabar com a situação, outras vezes tem vontade de destruir o objeto de sua raiva. Só que não faz nem uma coisa nem outra. Apenas fica ansiosa, com medo, por vezes cobrando de si mesma a realização de um milagre para salvar a situação, ou fica esperando que o milagre surja de terceiros. A situação de espera causa uma ansiedade muito grande e toda a energia mental gasta no processo é somatizada no corpo da pessoa, desestabilizando-a totalmente”

Tags: , , , ,