Falsa felicidade: A nossa mente também MENTE!

Enviado em 26 d setembro d 2009, sob Sentido de vida

Flor laranjadaPor Isabella Bovendorp

Se pararmos um minuto para pensar, percebemos que muitas vezes achamos que somos ou estamos felizes, mas a realidade do dia-a-dia é apática, sem energia e muitas vezes sofrida… Então, será que estamos realmente sendo felizes?

Na verdade estamos sendo falsamente felizes, pois a verdadeira felicidade não traz sofrimento.

A sociedade montou um modelo de felicidade que praticamente nos obriga a sermos felizes a sua maneira. Trabalhando em lugares que TODO MUNDO trabalha, amando como TODO MUNDO ama, estudando o que TODO MUNDO estuda, comendo o que TODO MUNDO come…

Mas a nossa alma conhece a verdadeira felicidade, e quando ela percebe que estamos agindo contra a nossa natureza, se revela então em forma de variadas doenças, saúde fragilizada, tristeza, desrespeito, violência, traição, e de outros mais diversos males. Mesmo assim é muito mais fácil, na sociedade limitada que vivemos, analisar essas dores de uma forma superficial, com remédios cada vez mais fortes, vidas infelizes, vícios, brigas, sendo que o resultado mais eficaz e definitivo é por um caminho muito mais prazeroso: o autoconhecimento.

Nossa alma é poderosa, mas tem uma única coisa que ela não pode fazer: agir por você!

Uma das formas da vida “gritar” que não estamos fazendo a coisa certa é refletindo no nosso corpo, na nossa saúde, na nossa vitalidade.

Quando percebermos quem realmente somos, e começarmos a fazer as coisas que realmente nos faz feliz, certamente as enfermidades se afastarão.

Mas, existem pessoas que estão tão presas a essa “falsa felicidade” que não conseguem imaginar sua vida de outra maneira, ou não conseguem perceber que isso está acontecendo, pois querendo ou não estão dentro da tal normalidade, e assim continuam na sua vida previsível e “segura”, sofrendo das mais variadas maneiras, mas pelo menos estão sendo “normais”.

Acredito que um dos caminhos mais eficazes para percebermos se realmente estamos sendo felizes é observar como nos sentimos diante de cada situação. Ela te traz paz ou inquietação? Se a resposta for a primeira alternativa você estará no caminho que te levará a verdadeira felicidade, repleta paz, amor, harmonia, sucesso e vitalidade, – mas, se esta situação te traz aflição ou ansiedade e você não perceber ou não tomar nenhuma atitude, isso virá mais cedo ou mais tarde em forma de enfermidades e infinitos aborrecimentos.

Não há como negar, nosso corpo é o reflexo da nossa alma. Ela está lá, quase gritando a sua essência e você não escuta. Nossa alma é poderosa, mas tem uma única coisa que ela não pode fazer: agir por você. Essa é a sua parte, isso só cabe a você.

Foto: Rui Scheidt Feix

Tags: , , , , , , , , , , , ,